top of page

Carta 2020

  • carolsmcor
  • 11 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Estamos em 2020, provavelmente o ano mais difícil vivido pela minha geração!

Nesse momento, estamos na metade do ano, e enfrentamos a maior crise de saúde dos últimos 100 anos, uma verdadeira pandemia em função de um vírus que surgiu na China e se espalhou rapidamente por todo o mundo. Agora o Brasil vive a triste posição de ser o segundo pais mais infectado, ficando atrás apenas dos EUA.

Porém, como sou um otimista por natureza, procuro ver momentos difíceis, como uma oportunidade para evoluirmos…

Não me entendam erroneamente, mas essa tal de COVID-19 está ajudando muito na aceleração da adoção de muitas ferramentas tecnológicas que já existiam algum tempo, mas nunca foram prioridades de uso, como por exemplo:

Ferramentas de Videoconferência, como Zoom, Google Meetings, Webex, Microsoft Teams, entre outras passaram a ser de uso fundamental para realização de reuniões. Posso até dizer que essas ferramentas substituíram os carros e aviões que eram usados como meio de transportes para reuniões corporativas - onde o custo é incomparável, além de facilitar e agilizar todo o processo;

Plataformas de Assinatura Eletrônica, como DocuSign, Certisign, D4Sign tem a capacidade de formalizar o acordo entre as partes de forma 100% digital, sem perder em nada a validade jurídica do processo, pelo contrário, possibilitando níveis diferentes de segurança, de acordo com que o processo exige, sem depender da interação humana. Além de ser em uma forma muito mais eficiente e rápida.

⁃ Certificados Digitais, no padrão ICP-Brasil - comumente utilizado apenas para as obrigações legais e fiscais das pessoas e empresas, passou a ser visto como uma ferramenta fundamental para os médicos na prática da Telemedicina, além de ser um produto complementar as Plataformas de Assinatura Eletrônica, garantindo o mais alto nível de segurança no processo.

Notem que em apenas 3 exemplos de ferramentas, foi possível manter muitos negócios em pleno funcionamento, sem a necessidade de deslocamentos físicos, reduzindo custo logístico, aumentando a produtividade, reduzindo congestionamentos em grandes cidades, melhorando os níveis de poluição, entre outros diversos benefícios.

Será que essa doença não veio para alertar as pessoas a valorizarem as coisas que realmente são importantes em sua vida?

Já trabalhei na área comercial de empresas, sendo responsável pelo atendimento de 6 estados diferentes, onde passava semanas viajando, gastando horas em aeroportos e carros, para fazer reuniões de 1 hora, conseguindo dar uma atenção limitada a cada cliente, pois sempre existia a preocupação de não perder o horário do próximo voo.

Hoje, em tempos de pandemia, faço reuniões com clientes do Nordeste, Sudeste, Centro Oeste e Sul... Todos no mesmo dia... e ainda tenho tempo de fazer um café e conversar com a minha esposa e filho (que ainda está na barriga da mamãe) na pausa que fazemos no meio da manhã e da tarde.

Alguns podem estar pensando, mas nem tudo está tão bom assim nesse momento que estamos vivendo... e eu concordo!

Mas lembrem que disse no início desse texto, sou um otimista por natureza... e além disso, acredito muito que devemos ser agentes de transformação...

Ou seja, se as coisas não estão fáceis no teu negócio e família... te pergunto: O que está fazendo para mudar essa realidade?!

Veja os exemplos de ferramentas que dei acima... nenhuma delas é um super lançamento... elas já estavam disponíveis no mercado, o que a COVID fez foi acelerar a adoção delas!

Não acredito na criação de um “novo normal”, mas sim na nossa evolução como raça humana... prefiro acreditar na Teoria de Darwin, onde precisamos nos adaptar em uma constante seleção natural.

Quando esse vírus for finalmente controlado, vamos voltar a frequentar bares e restaurantes, fazermos exercícios em parques, churrascos com os amigos, viagens com a família (carro ou avião)...

Mas não acho que iremos gastar fortunas em passagens aéreas para fazermos uma reunião de 1 hora, nem precisarmos morar em grandes centros urbanos onde as oportunidades de emprego eram as melhores...

Pois afinal, conseguimos entender que podemos ser produtivos morando no local mais confortável para nós e nossa família, podemos pegar um avião ou carro para realmente visitar de verdade um cliente, e não com a preocupação de perder o próximo voo.

Concluindo, vejo que a nossa Seleção Natural vai nos ensinar a valorizar as coisas importantes da vida e executar-mos nossas tarefas com uma qualidade muito superior ao período antes da COVID-19.

Muita saúde a todos e não esqueçam que vocês devem ser o agente de transformação das suas vidas.


Autor: Bruno Stone.

 
 
 

Comentários




SM Certificados | CNPJ 44.614.042/0001-98

Rua Dona Sebastiana, 466 - São João, Porto Alegre - RS, 91020210| Fale conosco

 
bottom of page